domingo, 29 de maio de 2011

To get a visa - Luck or not?

No último dia 26 lá fui eu tirar o tão temido visto. Eu descobri 2 meios de ir pra quem mora em sampa.
De ônibus, que pode pegar no terminal bandeira ou no metrô Ana Rosa, é só perguntar o ônibus que passa no Consulado que todo mundo sabe. E de trem, pegar na estação Barra Funda sentido Itapevi, descer  na  estação Presidente Altino e pegar sentido Grajaú e descer na estação Morumbi. Saindo da estação vire à direita, depois a 1ª direita novamente, depois a 1ª esqueda. Pronto! Já ta na rua do consulado. Isso leva uns 10 - 15 minutos.
Agora que vocês já sabem o caminho, deixa eu terminar de contar como foi. Eu encontrei com o representante do despachante que fez o meu agendamento para pegar os documentos faltantes e fui para a fila com o agendamento, taxa Sevis, DS2019, taxa citibank, foto 5x7 e passaporte na mão. Isso já tem que ficar separado desde a fila, onde eles grampeam um protocolo, depois checam através do passaporte seu agendamento, passa pela revista. Assim que você entra há lugar pra comer - nada de absurdo, lanches à R$ 3,00 e cafezinho R$ 2,00, muito bom por sinal - banheiros, lugar pra sentar, etc. Pois bem, assim que passa da porta de segurança, você segue a linha verde onde vão dar uma senha pro guichê, logo depois já há os guiches da pré entrevista onde eles recolhem esses documentos, e você fica só com a senha aguardando no painel vermelho para tirar as digitais. Após as digitais eles devolvem seus documentos e você segue a fila indiana para a entrevista nos guichês azuis, onde entrega novamente os documentos e aí começa a entrevista.
Bom, chegamos num quesito bem particular agora, mas a minha foi bem rápida:

Cônsul: Para onde você vai?
Eu: Philadelphia
Cônsul: Qual o motivo?
Eu: Vou fazer o programa Aupair.
Cônsul: So do you speak English?
Eu: Yes.
Cônsul: Have you ever taken care of kids?
Eu: Yes, I took care of 3 kids and my sister
Cônsul: How many kids are you going to take care there?
Eu: Two, a boy and a girl.
Cônsul: Do yo work?
Eu: I work as a bilingual telephone operator.
Cônsul: Where did you learned English?
Eu: I graduated in Translation last year.
Cônsul: So, you alrealdy know English, you just want to improve it, right?
Eu: Yes, I intend to be an interpreter.
Cônsul: Good, so, your visa ************** you  ********* sedex *****
Eu: Thank you.

Isso durou menos de 2 minutos, e o final meu deu um branco total, eu num lembro mesmo o que ela falou, só lembro dela falando sedex. Ela foi bem simpática, mas nem isso tirou meu nervosismo, mas no final deu certo, segui a faixa laranja, passei pela porta de saída e paguei R$ 21,00 pelo sedex (capital) que demora até 6 dias úteis.
Agora um coisa que eu percebi, é que na pré-entrevista quando eles recolhem seu passaporte, me parece que eles já tem um cadastro seu, acho que não é só o que você faz no site, eles devem puxar o que você tem cadastrado pelo CPF, pois o pessoal que fica atras dos atendentes nos guichês consultam os documentos. Eu mesma era uma candidata a não conseguir o visa, não declaro imposto de renda porque sou isenta e nem minha mãe. Mas eles devem ter puxado pelo meu CPF que tenho carro e casa e estabilidade no emprego, por isso não pediram nenhum documento a mais.
Bom, num sei se tô fantasiando demais, mas uma coisa é fato, eles checam seu histórico sim.
Espero que tenha ajudado, e fica a dica, agora com essa "facilidade" do visto de turista eles tão implicando um pouco com os estudantes que não têm inglês, então estudem, não é nada de mirabolante, mas vocês sabendo bem o básico já faz diferença, é só tirar pela minha entrevista, dificilmente foje dessas perguntas.
Good Luck and don't panic! O que é do home o bicho não come! Puta expressão vellha, mas tá valendo!

 

 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

E os Boys?

Muitas meninas que vão ser Aupair têm namorado, e cada um reage de uma forma.
Alguns já não apoiam desde o começo e até ameaçam terminar o namoro. Outros dizem que apóiam, mas a cada comentario sobre  a viagem fecham a cara. E há aqueles que realmente apoiam, tornando esse processo menos difícil. Só sei que em todos os casos não é fácil para eles, com todas a pessoas falando, "Ah, mais um ano é muito tempo, e se ela se deslumbrar, e se ela se apaixonar por alguém, etc, etc, etc." Por mais seguro que a pessoa seja, bate uma insegurança sim. Mas também tem o outro lado, o nosso lado, de que ficaremos sozinhas, e não teremos pra quem pedir um colo durante esse ano, pois ninguem da nossa familia estará ao nosso lado, que tudo vai ser novo, mas que na maioria das vezes esse novo significa estranho. O que quero dizer é que não vai ser fácil pra nenhum dos lados, e é justamente por isso que nessa hora o apoio e a cumplicidade são fundamentais.
Nínguém pode prever o futuro -  a não ser a mãe Dinah e o Walter Mercado =* - mas eu sei muito bem o que quero, já tracei meus objetivos para esse ano, e fico muito feliz por ter o apoio da pessoa que amo, caso contrário sei que seria muito mais difícil, portanto, boys, se vocês amam mesmo as futuras Aupairs, fiquem ao lado delas, pois o apoio de vocês é fundamental.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

What should we say?

Como eu falei no post anterior, fechei com uma família de Philly. Em quase 2 horas de Skype no total, mais alguns emails, trocamos muitas informações. Mesmo depois de falarmos tudo por Skype, enviei um email pedindo que respondessem às minhas perguntas - a maioria já tinha sido feita via Skype , só pra ver se eu tinha entendido  tudo direitinho, e assim ter tudo documentado.
Essas foram as perguntas que eu fiz, primeiro das crianças e depois as outras coisas.:


About the kids and the responsabilities concern to them:

1. What will be my responsibilities with each kid? 
2. What things are in the city to do with the children? 
3. What do you consider to be most challenging about your children?
4.What is your approach to teaching and disciplining your children?
5.What values do you think are most important for your children to learn?

About the AuPair, the house and the family:
1. Will I be responsible for any household duties? If so, which ones?
2.Will I be expected to drive? What kind of driving would I need to do while caring for the children? How often? How far?
3. Is a state driver's license required?
4. Will I have time to study? What time? Can I study when the children are in the school? Are there any English Schools near your house? 
5. What kind of a role the family would want you to play as an Au Pair?
6. What time can I get home during the week and on the weekends? Will there be a curfew?
7.When I'll have free time? 
8.Will I have access to internet and computer?
9.What are the house rules and restrictions?
10.What qualities do you find important in an au Pair? What are you expecting your au pair? 
11.What are the family activities on the weekends? 
12.Are there any other au pairs in the area? 

Eles gostaram bastante das minhas perguntas, me ajudaram bastante, espero que ajude vocês também.
Ps: Agradecer a tia Bia de quem eu robei a maioria das perguntas. =)

terça-feira, 3 de maio de 2011

The fresh prince of Bel-air que me aguarde!

Pois é, assim que eu acabei de escrever aqui semana passada, me aparece uma familia no meu perfil da Philadelphia - PA seguido de um email pedindo uma entrevista.
Só pra variar, pra não dizer que não sou o chapolin colorado, marquei a entrevista e eles apareceram no Skype EXATAMENTE no horário marcado - vai ser pontual assim na... - Enfim, mas para minha sorte chapolinsística deu pau no computador e nenhuma das duas webcams funcionavam, eu os ouvia, mas o som pra eles nada, aí pedi um minuto, troquei de CPU, instalei o Skype e quando consigo ficar online, fown fown fown.... Eles já tinham saído. Bom, fiquei chateada, mas não encanei não, ultimamente tô assim, o que tiver que ser vai ser, caso contrário não seria algo bom pra mim!
No outro dia eles me manda um email perguntando se eu queria tentar de novo, hell yeah baby!

Pois bem, lá se foram quase uma hora skypeando, perguntei mais sobre as crianças, a rotina, e eles falaram bastante também sobre eles e o lugar. No final disseram que gostaram muito e que entrariam em contato pra marcarmos uma nova entrevista, porém gostariam de falar com alguma das minhas referências. Pedi pra uma das minhas chefes que fala inglês e no outro dia a hostmom ligou perguntando tudo e mais um pouco. Skypeamos de novo e ela pediu mais uma referência, agora das minhas kids, já que tinha arranjado alguém que falava português e aí foi mais um interrogatório, mas tranquilo. Quando nos falamos de novo, e ela respondeu todas as perguntas que mandei por email, disse que gostariam de fechar comigo, pois bem: MATCH!
Segue o que levei em consideração:
PRÓ - Principais:
Lugar (Philadelphia - 5 min da estação com lojas, café, parks, colleges, tudo acessível; fretado pra NY ou trem)
Crianças: 2 kids: 1 menina de 2 anos e um menino de 5 anos
Estudo: Colleges e Univesities próximos ou a 30 min de trem.
Schedulle: Depois de deixar as crianças na escola as 8h00 ficar livre até as 15h00

CONTRA:
Schedulle: Ter que trabalhar aos sábados, mas toda sexta é off
Carro: Somente para uso com as crianças, não para uso pessoal.

Nessa hora cada um tem que pesar bem pra ver com o que consegue lidar ou não, o que é importante e/ou  nem tanto, afinal é um ano que você vai ficar lá.

Ps: Pessoal, brigadão pela força no post anterior =^.^=